Demorando muito para cancelar uma impressão? Veja dicas de como resolver o problema.

Já tentou cancelar uma impressão no Windows e isso demorou tempo de mais para acontecer? Ou por muita das vezes teve que reiniciar o PC para que todas as impressões fossem deletadas? Não se preocupe, muitas pessoas já passaram pelo mesmo problema, por isso descobriram uma forma de resolvê-lo.

cancelar-documentos-impressora

Esta demora acontece por que o Windows não consegue cancelar impressões enquanto os arquivos temporários criados para elas são usados pelo sistema, por isso você deve desabilitar estes arquivos antes de excluir os documentos pendentes.

Como resolver o problema: interromper o serviço spoolsv.exe, apagar as impressões pendentes na pasta C:\Windows\system32\spool\printers\ e reiniciar o spoolsv.exe para poder imprimir novamente.

Achou trabalhoso? Então se liga nesta solução muito simples criada pelo usuário Reddit. Ele criou um arquivo batch que faz tudo isso automaticamente. Basta copiar o código abaixo e colar em um novo documento de texto e salvá-lo como limparspooler.bat (ou qualquer outro nome que você preferir com a extensão .bat).

@echo off
echo Interrompendo spooler de impressão.
echo.
net stop spooler
echo.
del %systemroot%\system32\spool\printers\*.shd
del %systemroot%\system32\spool\printers\*.spl
echo Iniciando spooler de impressão.
echo.
net start spooler

Assim, todas as vezes que você tiver problemas em cancelar impressões, basta executar o arquivo, que tudo será feito automaticamente.

Um comentário:

Zemarcos Taveira disse...

::: Rapaz, que prático! Muito interessante mesmo. Já está em meus arquivos, com certeza!