Parabéns, Flamengo, pelo Penta-Campeonato!

flamengo-penta

Parabéns ao rubro-negro carioca, pelo título da série A do campeonato brasileiro de 2009! Juntamente com o título do Vasco na série B e a permanência de Botafogo e Fluminense na divisão de elite, o Rio de Janeiro mostrou que seu futebol não só não está morto, como ainda é uma força a ser respeitada.

cristo_flamengo

O resultado do G4 também foi bem significativo, com quatro times de estados diferentes: RJ, SP, MG e RS.

G4

Seja na ponta de cima, com a disputa acirrada pelo título, seja na ponta de baixo, com disputas de vida ou morte para evitar o rebaixamento, este foi um dos campeonatos mais emocionantes que já acompanhei.

Para a garotada que não entendeu porque dei o parabéns para o Pentacampeonato do Flamengo e não para o Hexa, como a maioria dos jornais e TVs noticiam, é porque um dos títulos que o Fla contabiliza (1987) foi ganho pelo Sport e não pelo Flamengo.

Essa questão foi polêmica durante algum tempo, mas deveria ter sido enterrada de vez. A Wikipédia explica muito bem o caso da Copa União e dos módulos verde e amarelo, quando Internacional e Flamengo se recusaram a entrar em campo contra Sport e Guarani (sendo que este era o vice-campeão do ano anterior) e perderam por WO. O parágrafo abaixo resume porque a questão já deveria ter sido esquecida, dando o devido crédito ao Sport:

“A CBF proclamou Sport e Guarani, respectivamente campeão e vice daquele ano, como representantes do Brasil na Taça Libertadores da América. Tendo o caso sido levado à justiça comum, esta, em processo cuja decisão já se tornou definitiva (sem possibilidade de recurso), deu ganho de causa ao Sport Club do Recife.”

Para quem acha que a Wikipédia não tem credibilidade suficiente para servir de fonte, posso citar outras duas que não poderiam ser mais oficiais: CBF e FIFA. Se para essas duas o Sport foi o campeão brasileiro de 1987, não faz sentido alguém declarar o contrário.

CBF FIFA

Os quadros acima foram copiados da CBF e da FIFA e ainda não incluem o título de 2009. Mas se adicionarmos o título de 2009 com 1980, 1982, 1983 e 1992, chegamos ao total de cinco campeonatos conquistados. Um feito incrível e que não deveria ser manchado pela tentativa frustrada de adquirir mais um através de tapetão ou da velha tática de repetir uma mentira diversas vezes até que ela se torne verdade.

Um comentário:

Clebinho disse...

Legal o campeonato por pontos corridos, pois quem faz a melhor campanha ganha, mesmo com as mancadas da arbitragem, nada macula os méritos de um time campeão.
Parabéns Flamengo e a toda torcida rubro negra, a maior do nosso Brasil.

OBS: Mesmo sendo justo o campeonato por pontos corridos, ainda prefiro o estilo final, copa do mundo, emoção. Futebol sem final perde um pouco a razão.