Olimpíadas 2016 - Desafio Nosso


OlimpíadaX 2016, parabéns ao nosso país e autoridades que conseguiram o feito, citei no Blog do Zé Marcos um comentário de uma conversa que tive com o amigo Rafael Pagliuca, surgiram algumas observações importantes:

Por que queremos realizar as olimpíadas?

Mostrar a imagem do país no exterior, gerar renda e movimentação durante o evento, melhorar a estrutura do esporte no Brasil? Ou alimentar o ego e orgulho do povo, irrelevando as condições precárias, chance para usufruir do dinheiro do contribuinte?

Atento para o fato de minimizar o impacto ambiental das obras, além do custo, gerenciar investimentos e fiscalizar para que a verba seja aproveitada da melhor maneira, que as medidas de segurança sejam eficazes, sem que haja uma trégua com o crime organizado, creio que nem mesmo no pan ocorreu isso.

Uma oportunidade de ouro para mostrar que somos capazes, ações de toda nação, serão sete anos para desenrolar muitos projetos, utopia pensar que estarão resolvidos todos os problemas, por outro lado, uma motivação para que possamos rodar as engrenagens da administração pública e privada.

Visto que recentemente tivemos problemas de corrupção até no maior exame do ensino, o Enem, surge outra chance de matar o mau pela raiz, investindo no esporte e educação concomitantemente.


A educação no Brasil não é de excelência, professores com salários e formação insuficiente. Uma conciliação no período de permanência na escola com trabalhos de formação esportiva, a ocupação em ambiente disciplinarmente favorável, conhecimento é importante e saudável, mantendo a criança e adolescentes envolvidos nos esportes de suas aptidões.

Escola e esporte fecham algumas portas para o envolvimento com indesejáveis grupos, diminuindo o atrito entre professores e alunos, uso de drogas, práticas de pequenos delitos, além de produzir caráter e pessoas de bem, independente de virarem atletas.
Um país com sede olímpica tem por obrigação fazer bonito, aumentar a gama de modalidades para disputa, tivemos recentemente divergências com o pessoal da ginástica olímpica, futebol feminino com baixos salários, maratonistas treinando em canaviais, falta de patrocínio, os telejornais diariamente trazem um fato novo.

A partir de segunda (05/10/2009), acaba as comemorações, tempo de trabalhar arduamente para colher algo em 2016, estamos com a faca e o queijo em mãos, vencemos grandes adversários na disputa para sediar, agora temos a exclusiva missão para realizar um evento memorável e ao mesmo tempo aumentar as expectativas de desenvolvimento em vários setores do nosso Brasil, quem sabe até mesmo com Vanusa cantando o Hino Nacional Brasileiro, corretamente, na abertura dos jogos_ já é uma vitória_ e oportunidade de mostrarmos que somos “vencedorex”, mostrar que até lá o Rio de Janeiro não seja conhecido como a cidades das linhas, mas dos cincos arcos olímpicos.

3 comentários:

Rafael Lopes disse...

Eu gostei que o nosso país sediará as Olimpíadas. É um passo importante para nós.

Ow onde vc pegou este icone que aparece no rodapé do blog, para compartilhar, etc.

Eu gostei, me ensina??
abraço

Clebinho disse...

Rafa, prometo que passo a vc, tenho que descobrir quem colocou ele aqui, é semelhante ao que o Ze Marcos usa, o mesmo na verdade! Quando descobrir o artista passo a vc.
Tenha uma excelente semana e obrigado pela visita.

Déia disse...

O povo Brasileiro é extremamente emotivo,caloroso, afetivo e amoroso. Por um lado isso é fantástico, por outro, infelizmente o calor da emoção faz com que fechemos os olhos para situações caóticas em nome da esperança.

Claro que me emocionei com o vídeo, chorei com a escolha do Rio, como você e milhões de Brasileiros nesses últimos noticiários, mas não posso esquecer quantas lágrimas também ja derramei por outros motivos um pouco mais urgentes...favelas realmente são lindas em fotografia, mas pergunte as necessidades de quem vive num barraco...sem água encanada, esgoto e um mínimo de segurança e dignidade...

Investir mais de 21 milhões de reais para receber as olimpíadas no Rio é um dinheiro e tanto! Questiono se não temos que parar um segundo e refletir a respeito...
Ja pensou mais de 21 milhões investidos para as necessidades reais do Brasil? Ja pensou esse dinheiro direcionado para educação, moradia, geração de empregos, alimentação, fim da violência e favelas?!

Fiquei extremamente revoltada com as lágrimas do excelentíssimo Sr Presidente Lula, todos sabemos que o Brasil pouco investe em seus esportistas, estes necessitam correr atrás patrocínios privados, treinam fora do Brasil, longe de suas famílias e bancam seus treinos e suas competições justamente por não ter incentivo do Estado.

Lembro de uma atleta que treinava suas corridas descalça...lembro da Jade vendendo camisetas para adquirir grana para suas viagens, para defender com honra o nome de sua pátria amada.

Hoje vendo globo reporter, ví inúmeros ex atletas contando suas dificuldades, eles criam suas ongs e fazem seu trabalho social em busca de um futuro mais dígno às nossas crianças, mas que de 4 em quatro anos, passam por dificuldade, pois com as mudanças de governo, os incentivos são cortados. Mostrou também um jornalista que banca um garoto da favela, investe no futuro desse menino, pagando escola particular, esporte e etc.. Será que deveria ser assim?Isso não seria obrigação do nosso país?

Não quero ser vista como "azarona", chata ou qualquer outro nome que possamos dar!
Quero lembrar que obras grandiosas desviam dinheiros grandiosos, que são empregados em jatos, contas no exterior, cuecas e castelos...

Com tantas prioridades essenciais num país analfabeto e mal educado, sem futuro para muitos, acho que o que menos precisavamos era de uma olimpíada.

Tomara que eu pague minha língua, tomara que eu esteja enganada! Tomara que o povo brasileiro possa assistir as competições das olimpíadas em seu país, que os ingressos não custem um mês de salário do trabalhador...

Tomara que o acordo feito entre políticos e traficantes funcione durante a estadia de tanta gente de fora, tomara que o Brasil consiga modificar a imagem que temos lá fora, a de um país repleto de corrupção, violência, problemas sociais e morais.

Desculpem meu desabafo, mas não consigo segurar! Aquele vídeo que nos fez ganhar, infelizmente não é o Brasil que vejo em meu dia a dia!. E eu simplesmente amo o meu país e gostaria muito que ele se tornasse o melhor lugar para se viver!