A caneta inteligente


Por acaso vocês já se imaginaram utilizando uma caneta que lhe possibilite armazenar tudo que é anotado para uma posterior pesquisa? Ou ainda mais, acessar dicionários, tradutores e jogos? Pois esta caneta já existe e não está tão longe da realidade.

A caneta Pulse, criada pela Livescribe, possui um microprocessador que dentre várias funções podemos destacar a capacidade de indexar uma gravação em áudio com um documento escrito, podendo facilmente acessar determinado trecho do áudio apenas clicando nas áreas com anotações. Outro detalhe interessante é que seu microprocessador utiliza a tecnologia JAVA o que permite que desenvolvedores possam criar suas próprias aplicações, personalizando ainda mais sua caneta.


Nos primórdios, a escrita se originou a partir de desenhos chamados de ideogramas que podiam representar ações e objetos das antigas civilizações.

O surgimento da escrita, bem como o seu desenvolvimento da forma como conhecemos hoje, foram indispensáveis no processo de industrialização da sociedade, e, conseqüentemente, trouxe a necessidade de contabilizar valores sobre produtos comercializados, além de registrar idéias e se tornar um dos principais meios de comunicação.

Hoje, a escrita é essencial na vida moderna, sendo utilizada em diversos tipos de mecanismos, desde máquinas de datilografar a computadores e celulares. Um dos mecanismos mais utilizados até hoje é a caneta.

A INOVAÇÃO

Existem canetas de todos os tipos e aplicações diferentes. Uma novidade nos chamou a atenção: é a caneta Pulse, produzida pela Livescribe, que promete inovar a computação móvel. Esta caneta possui um microprocessador, uma mini câmera infravermelha e um bloco de notas com papel específico onde será possível fazer anotações. Resumidamente, este produto pode captar e armazenar tudo que for possível escrever, pois a mesma é capaz de rastrear coordenadas existentes nesta folha de papel, que serão interpretadas por um algoritmo de mapeamento. Este recurso permite realizar indexação de conteúdos de áudio, traduções, cálculos matemáticos, dentre outras funções, além de sincronizar todas estas informações em um computador.
O papel possui um diferencial que consiste num sistema de coordenadas impressas. A Livescribe comercializa o papel avulso, porém os usuários poderão imprimir o padrão de coordenadas em folhas normais utilizando impressoras de alta definição.

BLOCO DE NOTAS INTELIGENTE

Uma das funções mais fascinantes da caneta é o "Paper-replay", recurso este que permite associar simultaneamente anotações a um arquivo em áudio gravado.

Para se ter idéia de como isto funciona, imaginemos um ouvinte numa palestra captando o conteúdo do áudio com a Pulse. Enquanto o áudio é gravado, o ouvinte poderá normalmente fazer anotações no papel, e, posteriormente, consultá-las com facilidade, através do recurso “Paper-replay”, posicionando a ponta da caneta sobre a anotação desejada. Isto é, o bloco de notas funcionará como uma espécie de “menu” ou “atalho” para todo o arquivo de áudio existente na caneta.


A tecnologia do bloco de notas inteligente é possível porque a caneta armazena as coordenadas do papel no momento da anotação e sincroniza com o áudio, sendo possível o armazenamento de até uma hora de gravações.
TRADUTOR E DICIONÁRIO

É possível realizar traduções de línguas escolhendo um idioma e apontando a caneta sobre a palavra desejada para ouvi-la traduzida. Solicitar que a caneta 'defina' o significado de uma palavra ou solucionar problemas matemáticos também estão entre suas funções principais.

ENTRETENIMENTO

Dentre as opções de entretenimento, temos um simulador de piano, que dá orientações ao usuário de como desenhar as teclas do instrumento na folha de papel. Terminado o desenho, basta apontar a caneta para cada posição de tecla desenhada e ouvir o som correspondente às notas musicais, demonstrando o poder de reconhecimento das coordenadas no papel.
PERSONALIZAÇÃO

A maior vantagem da Pulse é que o microprocessador utiliza a tecnologia JAVA, permitindo que desenvolvedores que dominam esta tecnologia possam construir suas próprias aplicações, fazendo com que o usuário não fique limitado apenas aos softwares pré-existentes na caneta. A Livescribe está lançando um conjunto de ferramentas para que os desenvolvedores criem seus próprios aplicativos. A sincronização da caneta com o PC é feita através da conexão USB.

ONDE ENCONTRAR?

No site do fabricante (www.livescribe.com), a caneta está disponível em dois modelos: de 1Gb e de 2GB de armazenamento. Os preços são $149,00 e $199,00, respectivamente.
Créditos: http://www.ultimoclick.net/

Nenhum comentário: